terça-feira, 18 de setembro de 2012

Trabalho sobre a Austrália e Nova Zelândia (Principais tópicos)

Austrália e Nova Zelândia- Aspecto histórico- Por Matheus Campestrini

Nova Zelândia
-Grande maioria da população é de ascendência europeia, tendo os nativos maoris, asiáticos e polinésios não-nativos como minoria;
-Em 1893, o país se tornou pioneiro a conceder à todas as mulheres o direito ao voto;
-Se envolveu em assuntos mundiais lutando ao lado do império britânico na Primeira e na Segunda Guerra, sofrendo também os impactos da grande depressão, essa por sinal, levou à eleição do primeiro governo trabalhista e ao estabelecimento de um estado de bem-estar abrangente e de economia protecionista;
-Prosperidade crescente após a Segunda Guerra Mundial, que levou aos maoris às cidades em busca de trabalho.
Austrália
- Durante cerca de 40 mil anos antes da colonização europeia no final do século XVIII, era habitada por cerca de 250 nações individuais de aborígenes;
- A metade oriental da Austrália foi reivindicada pelos britânicos em 1770 e inicialmente colonizada por meio do transporte de presos para a colônia de Nova Gales do Sul;
- Alega-se ter havido genocídio para com as crianças nativas removidas de suas famílias, a chamada “geração roubada”. Tais interpretações são disputadas com comentaristas conservadores que dizem se tratar de exageros ou fabricadas por motivos políticos e ideológicos. Este combate é conhecido como a Guerra da História.
- Corrida do Ouro em 1850 e a rebelião contra as taxas de licença de mineração em 1854;
- Os laços de dependência com o Império Britânico foram cortados em 1986.


Nova Zelândia- Aspecto Natural- Por: Renan Farias


Formada por duas ilhas principais e algumas menores entre as duas, seu terreno é montanhoso e marcado por vulcões, o maior lago do país está situado na cratera de um dos supervulcões mais ativos do mundo.

É um país de clima bem definido. Vendida para outros países como país verde, onde prevalecem os projetos verdes, sua energia é mais de 50% produzida por eles através de usinas hidroelétricas, eólicas etc. espalhadas pelas ilhas. É marcada também pelos esportes rádicais, já que possui uma diversidade de áreas propícias a esportes muito grande. A taxa de alfabetizados na Nova Zelândia é de 99%.


Curiosidades:


Foi cenário para a gravação dos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, e agora para o filme O HOBBIT que estreia esse ano nos cinemas.
Até a colonização da Polinésia não existiam mamíferos terrestres por lá.
O pássaro Kiwi é um símbolo nacional.
Foi lar da Moa, um pássaro, agora extinto, que podiam chegar a uma altura de 3 metros e não voavam.


Nova Zelândia e Austrália- Aspecto sócio-econômico- Por Sílvia Renata


Apesar de ser um jovem país, a Austrália já ocupa um lugar de destaque econômico e social no cenário mundial. A população australiana possui uma boa qualidade de vida. Seu IDH é de 0,937, o segundo mais elevado do mundo. Além de apresentar uma expectativa de vida mais de 81 anos. A mortalidade infantil também refleta a boa qualidade de vida no país, pois nesse quesito o índice atual é de cerca de 4,57 mortes a cada mil nascimentos. E por último, o índice de alfabetização, que é muito elevado, mais de 99%.

Assim como na Austrália, são os excelentes indicadores sociais que garantem a classificação da Nova Zelândia como nação desenvolvida. A expectativa de vida da população nacional é uma das mais elevadas do planeta: 80 anos. O país também apresenta baixos índices de analfabetismo e a mortalidade infantil é de apenas 4 mortes a cada mil nascidos. O seu IDH é o 5° melhor do mundo: 0,907.



Nenhum comentário:

Postar um comentário